A nova BMW R 1300 GS chegou ao Brasil com uma inovação revolucionária: um sistema de freio automático que pode detectar e evitar colisões. Equipada com dois radares - um frontal e outro traseiro - esta bigtrail de última geração introduz o avançado aviso de colisão frontal. Este sistema monitora a distância em relação aos veículos à frente e, se detectar uma possível colisão, aciona leves pulsos nos freios da moto para alertar o piloto.

Mas, antes de se animar, é importante entender que este sistema não torna a moto autônoma. Ele é, na verdade, um sistema de alerta que não freia a moto até a parada completa. No entanto, pode reduzir significativamente a velocidade e a chance de acidentes, especialmente se o piloto não reagir.

O aviso de colisão frontal é apenas um dos recursos avançados presentes no pacote de assistência ao condutor da BMW R 1300 GS, conhecido como ARAS (Advanced Rider Assistance System). Além do aviso de colisão frontal, o sistema inclui controle adaptativo de velocidade e alerta de mudança de faixa.

O ARAS está disponível em três das cinco versões da nova GS 1300, com preços a partir de R$ 118.900. Esta moto aventureira, que é o modelo mais vendido da BMW no Brasil, apresenta o aviso de colisão frontal pela primeira vez no país. No exterior, outros modelos da BMW também contam com essa função.

Como funciona o sistema de freio automático

O sistema ARAS utiliza dois radares para monitorar constantemente a distância em relação aos outros veículos na estrada, assim como a velocidade e outros parâmetros da moto, como inclinação e aceleração. Se detectar uma possível colisão com o veículo à frente, devido a uma redução brusca de velocidade, por exemplo, o Front-collision Warning (FCW) entra em ação.

Além de exibir um alerta visual no painel TFT colorido, o sistema emite pequenos pulsos nos freios dianteiro e traseiro para alertar o condutor. Se o motociclista não reagir, um alerta maior aparece no painel e o FCW aciona os freios até que o piloto pare a moto completamente.

Testado em campo, o aviso de colisão frontal da BMW R 1300 GS mostrou-se altamente eficaz. Ele pode reduzir a velocidade da moto em situações de risco, evitando potenciais acidentes causados por distrações ou lapsos de atenção dos pilotos.

Segurança aumentada, distrações reduzidas

A experiência real com o aviso de colisão frontal revela sua importância na prevenção de acidentes. Mesmo o mais breve momento de distração pode ter consequências graves no trânsito. Com o FCW, os pilotos podem se sentir mais seguros, sabendo que têm um sistema de segurança confiável para alertá-los sobre possíveis perigos na estrada.

O sistema funciona de forma ideal quando combinado com o controle adaptativo de velocidade (ACC), proporcionando frenagens suaves e respeitando as limitações da moto. No entanto, mesmo sem o ACC, o FCW continua sendo uma ferramenta valiosa para aumentar a segurança dos motociclistas.

É importante destacar que o sistema não é autônomo e não freia a moto completamente por conta própria. Isso evita situações perigosas, como uma queda da moto. Além disso, o ARAS da BMW R 1300 GS inclui outras funções, como o controle adaptativo de velocidade e o alerta de mudança de faixa, contribuindo ainda mais para a segurança do piloto. Visite o blog da Saga BMW Motorrad e fique por dentro de todas as novidades e lançamentos do universo BMW!