segurança. 

Se você é daqueles que têm uma BMW Motorrad para viver diariamente a sensação de liberdade em contato com o corpo, sem dúvidas viajar de moto é uma experiência que confere esse prazer em escala ainda mais elevada.

Encarar uma estrada a bordo de duas rodas é, para os apaixonados pelo motociclismo, daquelas satisfações indescritíveis, capazes de provocar altas doses de êxtase, euforia e prazer. 

Um cuidado, porém, é importante: antes de se lançar à aventura, existe uma etapa fundamental, que é o planejamento da viagem, para que imprevistos ou infortúnios sejam, ao máximo, evitados.

Isto mesmo: planejamento! Não coloque a sua BMW Motorrad sem cumprir esta etapa fundamental. Afinal, o sucesso de uma viagem depende de vários fatores e um dos mais importantes é exatamente o planejamento. 

Evidentemente, nada impede que você monte em sua BMW Motorrad e saia “na doida”, tipo “fui”. No entanto, preparar a moto definitivamente evita muitas dores de cabeça e aborrecimentos.

Vale destacar antes que algumas dicas são bem óbvias, mas não custa lembrar. Por exemplo: pneu novo funciona melhor do que pneu velho, mas não se esqueça de que os pneus recém saídos da loja vêm com uma camada de proteção bastante escorregadia e que exige alguns bons quilômetros para ser devidamente retirada.

Cheque atentamente a transmissão

Além da atenção com os pneus, outro componente que costuma dar dor de cabeça em viagem é o sistema de transmissão. Se sua moto tem eixo cardã ou correia dentada, ótimo – isso já minimiza radicalmente as chances de problemas com a transmissão.

Mas se a sua moto está equipada com o sistema de transmissão por corrente, é importante ter atenção com a lubrificação, que deve ser grande: em clima chuvoso, a cada 200 – 300 km; em clima quente e seco, a cada 1000 km, no mínimo.

Vista-se adequadamente

Nem só de cuidados com a sua moto BMW Motorrad deve se dar o planejamento de uma viagem em duas rodas. Para quem pilota, é fundamental se atentar, por exemplo, à vestimenta. Quanto mais confortável for a roupa, melhor.

Sinta-se com os movimentos soltos e mantenha o corpo arejado. O calor e o vento aceleram o processo de desidratação e isso associado a uma roupa tipo "armadura medieval" pode causar sérios problemas afetando os reflexos.

Montou em sua BMW Motorrad? Então, agora, muita atenção!

Muitos acidentes são causados por dispersão, falta de atenção em cima da moto. Portanto, não negligencie esta dica. Mantenha sempre o olhar em um ponto dois ou três segundo à frente de onde você está e planeje o que precisa fazer para alcança-lo. 

Seu olhar deve ser como os faróis de um carro em movimento, sempre iluminando à frente. Fazendo isso, automaticamente você reduz em muito a possibilidade de imprevistos.

O olhar é um dos itens fundamentais à pilotagem de uma motocicleta. A moto vai para onde você olha, principalmente em curvas. Após determinar o traçado desta, jamais olhe para o acostamento, guard-rail, carros em sentido contrário ou coisa que o valha.

E por falar em curva, nunca desista dela depois de iniciada, ainda que eventualmente a pedaleira arraste no chão, olhe para o ponto de saída, use o contra esterço e deixe a pedaleira se dissolver no asfalto.

E aí, gostou das nossas dicas para uma viagem segura a bordo de sua moto BMW Motorrad? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga BMW Motorrad aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!