Não são poucos os que têm vontade de “mergulhar” no universo off-road, mas não fazem ideia de como iniciar suas aventuras.

Há ainda os que já possuem veículo próprio para o fora de estrada, porém nunca o colocou na lama ou fez expedições a bordo dele simplesmente por não saber como se inserir no mundo das motocicletas.

É, portanto, para te estimular a praticar o off-road e te ensinar os primeiros passos para essa diversão incrível que preparamos este artigo, com dicas especiais para iniciantes do fora de estrada.

Ter uma moto apropriada

Praticar o off-road e não ter uma motocicleta apropriada é como querer jogar futebol sem bola.

Ou seja, ter uma boa moto, bem afinada aos terrenos irregulares e trepidantes, é imprescindível para uma iniciação adequada ao universo off-road.

E qual seria a melhor moto para isso? Sem dúvidas, as motocicletas da BMW Motorrad.

Conheça aqui mesmo, neste site, as melhores opções disponíveis para um off-road inesquecível sobre duas rodas.

Equipar-se para a aventura

Tão fundamental quanto ter uma moto para o off-road é equipá-la com instrumentos que certamente serão úteis durante as expedições.

Portanto, jamais saia para uma aventura no fora de estrada “liso”, sem abastecer a moto com os instrumentos essenciais para a prática off-road.

Cuidado com a inclinação lateral

Um erro que alguns iniciantes cometem, ao praticar o fora de estrada sem antes de informar do desafio, é não respeitar os limites da moto em relação à inclinação lateral, o que muitas vezes resulta em tombamento do veículo.

Portanto, atenção: não abuse dos limites de inclinação lateral da sua moto, caso você não o conheça suficientemente.

Toda moto possui um ângulo máximo de inclinação, o qual está descrito no manual do proprietário. 

Caso este ângulo seja desrespeitado, o risco de a moto tombar é alto.

Participe de clubes de expedição off-road

Esta é a dica de ouro para quem está iniciando no universo off-road: faça parte de um clube de expedição, onde adeptos experientes da modalidade dão todas as coordenadas de como fazer uma trilha sem riscos e com segurança.

Além disso, é inevitável: quando a prática acontece assim, em grupo, se torna bem mais divertida e inteligente.