Um tema pouco abordado dentro do universo do motociclismo e que deveria merecer maior atenção de todos é o da lavagem e limpeza geral das motos. 


É importante lembrar que lavar uma moto requer, além de atenção e cuidado, uma técnica mínima, já que o veículo é composto por diferentes tipos de materiais, os quais necessitam de diferentes tratamentos.

Aprenda aqui, portanto, de uma vez por todas, como lavar a sua moto e deixá-la sempre bonita e no ponto para uma viagem ainda mais agradável.

De largada...

Se você vai mesmo lavar a sua moto, parabéns! Mas é bom, vale registrar, que ela esteja com o motor frio. Isso facilita o trabalho e evita manchas na pintura dele.

Também é importante escolher um local para a lavagem que seja coberto e arejado, já que assim você evita a incidência direta do sol sobre a moto. Se a moto possuir cavalete central, use-o.

Ah! Outra dica importante: quando as rodas e o motor estão muito sujos, vale a pena aplicar querosene com um pincel para diluir um pouco a sujeira. 

Mas atenção a este passo! Afinal, o querosene não pode ficar muito tempo na moto, sob risco de manchá-la. E nem – é importante pontuar - deve ter contato com partes plásticas ou de borracha, nem com a pintura da moto. Apenas partes metálicas!

Lavando pra valer!

Com esponja e detergente de coco neutro, lave cuidadosamente o quadro, o motor, a balança, os amortecedores, a placa, e as partes de plástico sem pintura, como o para-lamas traseiro. 

Em seguida, com um pano macio ensopado com água e sabão, esfregue novamente as superfícies. Isso complementa com eficiência a limpeza nas partes pintadas e cromadas da moto. 

Atenção para o tempo dessa tarefa, pois é fundamental que o Sabão não fique muito tempo sobre a pintura da moto (principalmente sob o sol), sob risco de criar manchas. 

Execute a tarefa com rapidez e enxague a moto o quanto antes para remover o sabão. Cheque, em seguida, se não ficou nenhuma parte da moto com sujeira. Caso sim, repita o processo de limpeza nessa parte, enxaguando logo em seguida. 

Agora é hora de secar a moto! Use um pano seco e macio para isso, a fim de secar todas as partes da moto, desde as pinturas até os plásticos.

 Fique atento a todos os cantos e frestas. Se o pano molhar muito, torça, pendure para secar e use outro pano para continuar a secagem.

Gostou deste passo a passo de lavagem da sua BMW Motorrad? Se ainda não tem uma moto para poder cuidar com todo esse carinho, passe aqui na Saga BMW Motorrad, temos excelentes opções. Venha conferir.