A BMW Motorrad não cansa de inovar e de abraçar o pioneirismo, desta vez se tornando a primeira marca do mundo a aplicar, no universo das duas rodas, o sistema de ajuda à condução, conhecido como “cruise control”, já amplamente difundido nos automóveis.

É isto mesmo: a boa notícia divulgada pela BMW Motorrad é que, muito em breve, as motos da marca estarão equipadas com o inovador “cruise control” adaptativo.

Como funciona o “cruise control”

Era esperado que o universo das duas rodas também merecesse, por parte das fabricantes, atenção quanto àquilo que se estabeleceu como “cruise control” – pioneirismo que, claro, só poderia vir de quem é expert em inovações, como a BMW Motorrad.

Mas, afinal, o que é e como funciona o sistema “cruise control”?  Pois bem, chamado também de controle de velocidade de cruzeiro, o “cruise control” mantem a velocidade desejada pelo piloto com o condutor tendo apenas de selecionar a velocidade pretendida para que o sistema a mantenha.

Para os motociclistas, trata-se da funcionalidade perfeita para utilização em vias mais abertas e até mesmo em autoestradas. Isto é, portanto, o sistema “cruise control”.

A BMW foi além nessa funcionalidade, criando o primeiro “cruise control” adaptativo para motos, com a marca alemã o batizando de “Active Cruise Control” (ACC).

Por meio de um radar instalado na frente da moto, o ACC monitora os veículos que circulam à frente da moto, inclusive quanto à velocidade. Dessa forma, o condutor da moto apenas tem de ativar o sistema ACC e definir a distância mínima que deseja manter do veículo da frente.

A partir desse sistema de operação, o condutor não só deixará de se preocupar em manter o acelerador em determinada posição para controlar a velocidade como também não mais precisará ligar ou desligar o “cruise control” sempre que houver um veículo mais lento à frente.

Afinal, o “Active Cruise Control” automaticamente reduz, adapta e mantém a velocidade de acordo com o veículo à frente e parâmetros escolhidos pelo condutor da moto.

Por enquanto, a BMW Motorrad ainda não revelou quais modelos de motos contarão com o “Active Cruise Control”, devendo, muito em breve, haver novidades quanto a isso.

E aí, gostou de saber desta novidade que BMW Motorrad promete trazer em breve? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga BMW Motorrad aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades, notícias e promoções sempre aparecem!