A BMW Motorrad adiciona uma joia ao seu catálogo internacional de cruisers: a R12. Após meses de especulações, a marca bávara revelou oficialmente esse novo modelo que promete combinar o charme clássico com tecnologia de ponta e personalização sem limites. 

Neste artigo, exploraremos os detalhes dessa máquina única, desde seu motor icônico até o design moderno e leveza que a diferencia no segmento.

O coração poderoso: motor Boxer de 1.170 cm³

A BMW R12 é impulsionada pelo renomado motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³, um ícone da engenharia da BMW Motorrad. Este propulsor misto, refrigerado a ar e líquido, entrega 95 cv a 6.500 rpm, oferecendo uma experiência de pilotagem emocionante. 

A inovação se destaca com a caixa de ar integrada sob o selim e o escape Twin Pipe, caracterizado por duas saídas em cone invertido à esquerda da moto.

Chassi e suspensões: tradição com toque moderno

Desenvolvendo um novo quadro em estrutura tubular de aço, a BMW garante à R12 uma estética clássica e limpa. O chassi auxiliar traseiro, parafusado ao principal, é uma prova do compromisso com a elegância e a funcionalidade. Com garfo dianteiro invertido e amortecedor traseiro Paralever, as suspensões oferecem conforto e controle, com um curso de 90 mm.

Design impecável e leveza surpreendente

A R12 exibe uma fusão de estilos dos anos 1970 com toques modernos. Seu tanque em formato de gota, assento baixo a 754 mm do solo e para-lamas dianteiro rebaixado criam uma estética única. Pesando apenas 227 kg em ordem de marcha, essa cruiser surpreende pela leveza. 

As rodas de 19 polegadas na frente e aro 16 atrás, combinadas com pneus 100/90 na frente e 150/80 atrás, reforçam seu perfil ágil e estiloso.

Eletrônica de ponta

A BMW R12 não economiza em tecnologia. Com dois modos de pilotagem (Rock e Roll), ABS pro, controle de tração dinâmico, tomada USB, painel digital com conexão bluetooth e iluminação full-LED, a experiência do motociclista é aprimorada, elevando o patamar de conforto e segurança.

Disponibilidade e preço

Oferecida em três opções de cores, a BMW R12 está disponível no mercado europeu a partir de 15.900 euros (cerca de R$ 85 mil em conversão direta). Ainda não há confirmação sobre sua chegada ao mercado brasileiro, mas os entusiastas já aguardam ansiosos por essa cruiser única nas estradas nacionais.

A BMW R12 não é apenas uma moto, é uma obra de arte sobre rodas que une a tradição da BMW Motorrad com inovações contemporâneas. Seu motor icônico, design elegante e tecnologia de última geração fazem dela uma adição empolgante ao universo das cruisers. 

Enquanto aguardamos sua possível chegada ao Brasil, os admiradores da marca já podem sonhar com a experiência única de pilotar a R12.