A BMW R 1300 GS 2024, a mais recente jóia da montadora alemã, foi oficialmente apresentada em um emocionante evento no dia 28 de setembro, marcando uma reviravolta na famosa linha GS. Substituindo a querida R 1250 GS, a nova geração traz uma série de aprimoramentos que fazem dela uma moto mais potente, leve e repleta de tecnologia. 



Neste artigo, exploraremos as características que fazem da R 1300 GS uma máquina revolucionária para entusiastas de motocicletas.

Um motor poderoso de 145 cavalos

A BMW R 1300 GS 2024 impressiona com seu novo motor de 145 cavalos, um bicilíndrico de 1.300 cc. Esse aumento de potência em relação à R 1250 GS representa um salto notável, tornando-a uma das motos mais potentes da categoria. 



Com um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm, esse motor boxer é o mais poderoso já produzido em série pela BMW. Com uma transmissão de 6 marchas e sistema de transmissão por cardã, a experiência de pilotagem é suave e eficiente.

Leveza e inovação no design

A BMW investiu significativamente para tornar a R 1300 GS mais leve, reduzindo o peso em incríveis 12 kg em comparação com o modelo anterior. Isso foi possível devido ao novo posicionamento da caixa de velocidades sob o motor e a disposição do eixo de comando. 



Mesmo com essas mudanças, a moto mantém sua robustez, pesando 237 kg em ordem de marcha, com um tanque de combustível de 19 litros.

Desempenho e eficiência

Segundo dados europeus, a R 1300 GS pode atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, proporcionando uma experiência emocionante para os amantes de aventuras sobre duas rodas. Além disso, seu consumo de combustível é impressionante, com uma média de 20,8 km/l de acordo com o método de medição WMTC.


Suspensões, freios e tecnologia de ponta

A moto apresenta uma nova estrutura, com um chassi de chapa de aço e um quadro traseiro de alumínio fundido, substituindo o modelo anterior de tubular de aço. As suspensões foram aprimoradas, incluindo a introdução da EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na traseira. 


O sistema de freios ABS (Full Integral Pro) é padrão, com discos de 310 mm na dianteira e 285 mm na traseira. A R 1300 GS também oferece uma variedade de dispositivos eletrônicos, como 4 modos de pilotagem, controle de tração, assistente dinâmico de frenagem e controle de cruzeiro dinâmico. 


Além disso, há recursos opcionais, como o ajuste eletrônico dinâmico de suspensão (DSA) e o controle adaptativo de altura da moto, disponíveis no mercado europeu.

Farol revolucionário em forma de X

O design da R 1300 GS recebeu uma renovação completa, mantendo a herança GS, mas com um toque moderno. Um dos destaques é o inovador farol dianteiro Full LED em forma de X, conhecido como Matrix LED. 


Esse sistema usa duas unidades de LED, acompanhadas por mais quatro unidades adicionais para luz diurna e lateral, proporcionando uma visibilidade excepcional. 


A opção "Headlight Pro" permite que o foco do farol se adapte durante curvas, acompanhando a inclinação da moto.

Variedade de versões e cores

A BMW oferece quatro versões da R 1300 GS no lançamento internacional: Standard, GS Trophy, Triple Black e Option 719 Tramuntana. Cada uma delas apresenta características e acabamentos únicos. 


Os preços começam em 19.100 euros na Alemanha, o que equivale a cerca de R$ 102 mil (cotação atual), sem considerar taxas e outros custos. No entanto, ainda não há informações sobre a nova Adventure 2024, que promete ser a versão mais radical da linha GS.


A BMW R 1300 GS 2024 promete conquistar os corações dos entusiastas de motocicletas aventureiras com seu desempenho impressionante, inovações tecnológicas e design arrojado. Fique ligado para mais informações sobre seu lançamento no Brasil e prepare-se para uma nova era de aventuras sobre duas rodas com a BMW.