A recomendação já foi dada pelas autoridades: é hora de deixar o carro na garagem e ficar em casa para conter a pandemia do Coronavírus.

Isso, para quem ama o universo automotivo, é sem dúvidas um esforço quase sacrificante, já que a experiência da troca de marchas, de ouvir o ronco do motor e mesmo de dar aquela esticada na pista vazia é sinônimo de prazer, satisfação.

Para atenuar um pouco esse penoso distanciamento da delícia que é, para você, dirigir um automóvel, nosso blog da Saga selecionou dez filmes sobre o tema, a fim de que você mate a saudade do universo automotivo assim: pela telinha.

E não se esqueça: para acompanhar estas 10 sessões, estoure a pipoca, se estique no sofá e aperte o acelerador – ops, o play!




DICA Nº 1 – CHRISTINE, O CARRO ASSASSINO (EUA, 1983)

Baseado num livro escrito por ninguém menos que – veja só – Stephen King, Christine, que no Brasil ganhou o acréscimo “O carro assassino”, é um filme incrível que narra a história de um carro (modelo Plymouth Fury 1958) que, aparentemente, possui vida própria.

Este é um filme divertido – para muitos, inclusive, um clássico do cinema sobre carros - que mostra um simpático Plymouth Fury vermelho e branco numa ação eletrizante, a qual certamente te empolgará.


DICA Nº 2 – SE MEU FUSCA FALASSE (EUA, 1969)

Este, sim, é, sem dúvidas, um clássico do cinema em termos de produções que têm carros como temática de fundo.

“Se meu Fusca falasse” consagrou o Herbie – talvez o Fusca mais famoso de todos os tempos, o qual, em companhia de um azarado piloto – o Jim -, passa a ganhar corridas após o início dessa parceria.

Este filme original, de 1969, foi um sucesso estrondoso de bilheteria, a ponto de gerar outros quatro filmes: “As novas aventuras do Herbie” (1974); “Um Fusca em Monte Carlo” (1977); “A última cruzada do Fusca” (1980); e “Herbie – meu Fusca turbinado” (2005).


DICA Nº 3 – AMOR À TODA VELOCIDADE (EUA, 1964)

A estrela do filme é ninguém menos que a mega estrela da música norte-americana Elvis Presley.

Na trama, o “Rei do Rock” interpreta um piloto de corrida que chega a Las Vegas para o 1º Grande Prêmio da cidade com o seu carro quebrado, o que o obriga a trabalhar de garçom para juntar dinheiro e consertar o veículo.


DICA Nº 4 – ROBERTO CARLOS A 300 QUILÔMETROS POR HORA (BRASIL, 1971)

Do “Rei do Rock” para o “Rei da MPB”, desta vez com Roberto Carlos interpretando um tímido mecânico que consegue a sorte de disputar uma importante prova de automobilismo.

Filme mais assistido do Brasil em 1971, com mais de 2,7 milhões de espectadores, “Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora” está disponível no Youtube. Assista aqui.


DICA Nº 5 – RUSH, NO LIMITE DA EMOÇÃO (EUA, 2013)

Uma das mais intensas rivalidades da história da Fórmula 1, protagonizada por Niki Lauda e James Hunt, é tema deste filme incrível.

É, sem dúvidas, uma trama recomendada a amantes e não amantes da Fórmula 1, já que aborda uma temporada insólita e inesquecível da modalidade ao mesmo tempo em que levanta temas interessantes do ponto de vista humano, como as motivações para se viver.


DICA Nº 6 – DIAS DE TROVÃO (EUA, 1990)

Outra dica que envolve muita ação e disputa automobilística, com a diferença de que “Dia de trovão” é puramente uma ficção – mas daqueles, definitivamente, de tirar o fôlego.

Tom Cruise interpreta um jovem e talentoso piloto de Stock Car que, mesmo após um grave acidente, procura ajuda de uma linda médica (Nicole Kidman) para conseguir ser campeão da Daytona 500.


DICA Nº 7 – GRAN TORINO (EUA, 2008)

“Gran Torino” é uma ótima dica para quem acumula duas paixões: carros e os filmes do genial Clint Eastwood.

Nesta trama, na qual Clint Eastwood é diretor e ator principal, o “Gran Torino”, carro da Ford, ganha um protagonismo inédito, que nenhum outro modelo teve na história do cinema, qual seja, a de colocar o seu nome no título de um blockbuster.


DICA Nº 8 – À PROVA DE MORTE (EUA, 2007)

Depois de Clint Eastwood, que tal agora uma dica de outro gênio do cinema? Vamos então de Quentin Tarantino?

Neste filme, o mestre do horror conta a história de um serial killer que mata as suas vítimas dentro de um Dodge Charger 69.


DICA Nº 9 – CARROS (EUA, 2006)

Após muita tensão e suspense com Quentin Tarantino, talvez seja hora de optar por uma animação divertida e para lá de bem produzida, como por exemplo “Carros”, da Disney.

Nesta animação digital, os carros têm vida, com o corredor Relâmpago McQueen atravessando o país para participar de uma corrida importante. No meio do caminho, no entanto, ele se desvia, dando início a uma trama adorável.


DICA Nº 10 – VELOZES E FURIOSOS 7 (EUA, 2015)

É impossível não listar aqui pelo menos um filme da franquia “Velozes e Furiosos”.

Considerando a ótima avaliação que recebeu do público e da crítica, optamos por recomendar o sétimo filme da série, que acabou se tornando uma homenagem a Paul Walker, ator que viveu Brian O’Connor e faleceu em um acidente de carro ao final das filmagens.

Gostou das dicas de filme da Saga para este período de quarentena? Ótimo!

Então não se esqueça: FICA EM CASA! E aproveite e assista todos os filmes acima.