A ansiedade dos amantes das big trails está prestes a chegar ao fim, pois a BMW Motorrad está prestes a revelar a nova geração da icônica R 1300 GS. O momento aguardado por muitos será marcado durante a inauguração do BMW Motorrad Welt, em Berlim, no próximo dia 28.



Embora a marca alemã tenha mantido boa parte dos detalhes sob sigilo, ela não poupou os fãs de uma prévia empolgante. Em suas redes sociais, a BMW Motorrad compartilhou uma imagem oficial da nova R 1300 GS, embora parcialmente oculta pela chuva, reforçando sua essência aventureira. Na legenda, apenas um breve lembrete do lançamento iminente, mantendo os entusiastas na expectativa.



Além da prévia oficial, imagens da moto em processo de homologação na Austrália também foram vazadas, proporcionando um vislumbre do visual da nova geração. Uma das primeiras coisas que chama a atenção é a aparência mais esguia da BMW R 1300 GS, acompanhada de um design modernizado, embora ainda mantenha seu icônico bico.



A dianteira passou por uma reformulação completa, com destaque para o novo farol, que agora apresenta um único elemento central em LED. Há também um ponto que sugere a possibilidade de abrigar sensores para o controle de cruzeiro adaptativo, tornando a pilotagem ainda mais segura e conveniente. Na parte traseira, especula-se que outro sensor possa ser instalado entre a placa e a cauda da moto.


Quanto à motorização, a BMW R 1300 GS continua a confiar no famoso motor boxer de dois cilindros, mas com uma capacidade cúbica expandida, indo de 1.250 cm³ para 1.300 cm³. Isso deve resultar em uma entrega de potência na faixa de impressionantes 145,5 cv, superando os já respeitáveis 136 cv dos modelos atuais.



Embora essas informações tenham vazado através de registros europeus, elas ainda não são oficialmente confirmadas. Tudo será revelado no aguardado evento de lançamento no dia 28, que está se aproximando rapidamente.


Para os entusiastas brasileiros da BMW, a grande questão é quando a R 1300 GS aportará em terras tupiniquins. Embora não haja informações definitivas nesse sentido, é plausível imaginar que a moto não demorará muito para cruzar o oceano, considerando que a R 1250 GS já é um dos modelos mais vendidos da marca no Brasil e a BMW está empenhada em fortalecer sua presença no mercado nacional. Resta-nos agora aguardar ansiosamente e ver o que o futuro reserva para essa emocionante big trail.